O que é receita na contabilidade?

O que é receita na contabilidade?

Por que é importante saber o que é receita na contabilidade de empresas? Pois ele é um indicativo que ajuda a identificar como está a saúde do seu negócio. Neste artigo vamos mostrar como definir o que é receita e sua importância.

A receita é todo capital obtido em troca de serviços ou produtos, ou seja, é o dinheiro que você ganha para comercializar algum produto ou executar alguma atividade para outro, tanto pessoa jurídica como física.

Basicamente receita é considerando todo capital adquirido por sua atividade principal e que aumenta o ativo patrimonial da empresa.

Entrada e receita na contabilidade são diferentes

No entanto, nem toda entrada de dinheiro na empresa é considerada como receita. Por exemplo, um pedido de empréstimo é considerada uma entrada, mas não uma receita. Pois por mais que tenha inflado o fluxo de caixa da empresa, no futuro será necessário fazer o pagamento com juros do valor emprestado.

Quais são as principais fontes de receita na contabilidade?

Abaixo uma lista com possíveis fontes de receitas que você ou sua empresa pode ter:

  • comercialização de produtos para pessoas e/ou empresas;
  • prestação de serviços para terceiros;
  • dividendos em ações de renda variável;
  • rendimento de investimentos em geral;
  • pagamento de royalties.

Qual a diferença entre despesa e receita na contabilidade?

Como já dito anteriormente, receita são as entradas de capital na empresa, no entanto despesas são o inverso disso. Em suma, despesa representa a saída de capital durante um ciclo financeiro (mensal, trimestral, anual, etc.).

A despesa pode ser o gasto com a compra de um produto ou bem, impostos, folhas de pagamentos, cobranças por consumo, parcelas de financiamentos, aluguel ou outras taxas que visem a operacionalização ou manutenção de um projeto.

Saber essa diferença é muito importante na gestão financeira.

Por que é importante entender despesas e receitas na contabilidade?

É de suma importância entender esses dois conceitos e conseguir identificá-los na prática, pois isso influencia na saúde financeira do seu negócio. Ademais você conseguindo mapear suas fontes de receita, conhecer todas as suas despesas, fica mais fácil de garantir que os valores de receita serão maiores que os valores de despesas.

Quando você garante receitas maiores que despesas, você gera lucro para empresa e tem condições de investir em equipamentos, aumento de equipe, investimento em marketing, design, etc. Portanto é a chave para você escalar sua empresa.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *