Consulta Optante Simples Nacional: como fazer?

É muito mais simples do que você imagina fazer uma consulta optante simples nacional. Basta acessar o site da Receita Federal, informar o CNPJ da sua empresa ou da empresa que deseja fazer a consulta e clicar em consultar.

Para facilitar deixamaremos o link aqui > Fazer Consulta

Após esse processo é gerado um documento com diversos campos, neles vai ter um que mostra se a empresa é ou não optante pelo Simples Nacional.

Por que é importante fazer a consulta optante Simples Nacional?

Pois uma empresa que é optante do Simples tem algums benefícios na hora de pagar os impostos. Para isso é importante você consultar a contabilidade da sua empresa e ver se você é optante ou não, e se está com os impostos todos em dia.

Como fazer a consulta Optante Simples Nacional

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é uma forma de recolher os impostos de maneira muito mais simples unificando-os em uma guia única de pagamento. Além de uma redução da carga tributária.

Este método de tributação foi criado em 2017 e reformulado em 2018, mais do que a simplificação da arrecadação, o grande benefício foi alíquotas diferenciadas para empresas que faturam até 4,8mi por ano. No entanto elas variam de acordo com a area de atuação e rendimentos anuais.

O Simples Nacional ajudou muito aos pequenos e médios empreendedores, pois antigamente estas empresas tinham que recolher os impostos em várias guias separadas e pagavam alíquotas iguais a de grandes empresas.

Por essa razão a partir do ano de 2017 surgiram muitas novas empresas que puderam crescer e atingirem o sucesso. Pagar os impostos de maneiras correta e assertiva ajudam na saúde do seu negócio.

Quais as empresas podem ser optantes do Simples Nacional?

Para ser optante do Simples Nacional sua empresa deve estar dentro de alguns pré-requisitos, como ter um faturamento máximo de R$4.8 milhões anual. As empresas podem ser de prestação de serviço, comércio, indústria, etc.

No entanto, não basta só estar dentro desses requisitos, temos alguns casos que impedem a empresa de fazer parte do Simples Nacional.

As empresas que não podem optar pelo Simples Nacional quando:

  • se um sócio pessoa física que possua outras empresas também optantes pelo simples, e a receita total das empresas passe de R$4,8 milhões;
  • empresarios que tenham outros sócios pessoas jurídicas;
  • empreendedores com participação nos rendimentos de outra empresa;
  • atividades relacionadas a instituições financeiras;
  • empreendedores que estejam com débitos de tributos
  • empresas que tenham filiais ou representantes com sede no exterior.

Leia também o artigo > Quanto contador cobra para fazer imposto de renda?

Como solicitar Simples Nacional para sua empresa?

Se você já tem uma empresa ME é importante falar com seu contador ou escritório de contabilidade. Assim ele poderá fazer a solicitação do Simples Nacional para sua empresa. Porém a solicitação pode ser feita até o último dia útil de janeiro. Caso você deseja abrir empresa já com Simples Nacional, basta entrar em contato conosco que podemos te ajudar.

MEI pode ser optante Simples Nacional?

Empreendedores que se enquadram como MEI tem uma categoria específica, que é o SIMEI. Para verificar se sua MEI é optante pelo simples nacional basta entrar no site da Receita Federal e clicar na opção SIMEI.

Para facilitar vamos deixar o link aqui > Consulta Optante SIMEI

3 comentários em “Consulta Optante Simples Nacional: como fazer?”

  1. Pingback: Como solicitar opção Simples Nacional - Peres & Fernandes

  2. Pingback: É melhor médico ser autônomo ou profissional liberal? - Peres & Fernandes

  3. Pingback: Simples Nacional gera crédito de ICMS? Leia o artigo - Peres & Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *