Objetivo da contabilidade nas empresas é o sucesso do negócio

Qual é o objetivo da Contabilidade nas empresas?

Qual é o objetivo da Contabilidade nas empresas? Como funciona? Quais são os benefícios? E quais os riscos?

A Contabilidades é uma disciplina técnica que visa à apresentação dos resultados financeiros do negócio empresarial. Ela tem como objetivo permitir que o administrador fiscal seja capaz de identificar eventuais problemas e corrigi-los.

Além disso, a contabilidade é um ramo especializado da Administração Fiscal (Financeiro). É composto por diversos instrumentos e ferramentas para fins administrativos, como balanços, relatórios, planilhas, estudos, etc. Os dados gerados pelo processo de Contabilidade são utilizados na elaboração de relatórios e documentos financeiros.

O objetivo principal da Contabilidade é permitir ao administrador fiscal o cumprimento dos seus deveres fiscais. Portanto o contribuinte tem que apresentar os seus bens à Receita Federal e também informar sobre as suas receitas e despesas. A Receita Federal verifica e define se está tudo correto ou não.

Qual objetivo da contabilidade em uma empresa?

Se você possui um CNPJ que não seja MEI a contabilidade para empresa é obrigatória. O motivo é simples, toda empresa possui algumas obrigações fiscais perante a Receita Federal. Além disso, ela ajuda e muito na tomada de decisão em relação a situação econômica da empresa.

Ademais os dados contábeis servem também para dar informações aos sócios, investidores, muito comum empresas não contratarem um contador especializado e terem problemas com fisco ou até pagarem impostos a mais do que deveriam.

Quais informações e objetivos da contabilidade nas empresas?

Dentro das informações da contabilidade nas empresas envolvem contas a pagar e a receber, patrimônio, e outros dados. A partir delas é possível gerar demonstrações contábeis, tais como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Além disso dados que não são indicados nas demonstrações contábeis, como taxas de juros, taxas de depreciação do ativo imobilizado, que acabam sendo demonstrados nas Notas Explicativas, que fazem parte da contabilidade para empresas.

Qual o objetivo da contabilidade nas empresas?

Qual a importância da contabilidade nas empresas?

Primordialmente um dos principais objetivos da contabilidade nas empresas está relacionado ao sucesso do negócio. Através de informações fiscais, relatórios, planilhas, balanços, estudos legislativos o contador garante a segurança do negócio.

Isso é determinante para uma melhor tomada de decições do administrador da empresa ou até de um conselho de sócios. Por essa razão a contabilidade é essencial para empresas que desejam crescer e se aprimorar.

É obrigatório uma empresa ter contador?

Sim, é possível ver no artigo 1.179 do Código Civil:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Então não deixe para depois, entre em contato conosco e tenha contadores especializados para te ajudar.

1 comentário em “Qual é o objetivo da Contabilidade nas empresas?”

  1. Pingback: O que é sonegação de impostos? - Peres & Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *